Sejam bem vindos!

Bem vindos ao blog do Grupo A, formado por alunos da disciplina de Mídias Digitais I, da primeira turma de Graduação da ESDD do Instituto Infnet. Neste espaço estaremos compartilhando com vocês informações sobre o mundo digital. Todas as terças... novos artigos, novas dicas, novos links e mais.
É só aproveitar!

segunda-feira, 30 de julho de 2007

Novidades da Telefonia Celular

Já se foi o tempo em que os celulares tinham a simples utilidade de fazer ligações. Atualmente se pode bater papo, trocar e-mails e fotos e agora até assistir TV. A convergência digital tem possibilitado cada vez mais avanços na área da telefonia celular, acrescentando inúmeros recursos que agregam valor a tais serviços. As empresas de telefonia estão em uma corrida sem limites por avanços tecnológicos, aliando telecomunicações, áudio, internet, vídeo..., oferecendo serviços, interatividade, relacionamento, conteúdo exclusivo, mídia e eventos para seus clientes.

A Claro, uma das principais operadoras do Brasil, com um conceito inovador de serviços de telefonia móvel voltados especialmente para o público jovem, cria iniciativas como o Claro Vídeo Maker. Neste caso, o cliente é quem produz o conteúdo e é remunerado por isso. Ele pode enviar vídeos inéditos pelo celular por meio de mensagem multimídia (MMS) para o número 123 ou pelo hotsite Vídeo Maker, no site Claro Idéias (www.claroideias.com.br). A cada download do vídeo, o cliente da operadora que enviou o conteúdo será remunerado em dinheiro. A Oi e a TIM também lançaram serviços similares a este. O "Vc na Tela" também permite ao cliente da Oi produzir e comercializar seus próprios vídeos, recebendo recebe por cada download efetuado, podendo inclusive enviar torpedos SMS grátis para todos os amigos que tiverem um Oi a fim de divulgar e estimular o download de seus vídeos. No caso da Tim esse serviço chama-se Tim Studio, que permite aos clientes enviarem seus arquivos pessoais (imagens e áudio) para a TIM, ganhando então parte da receita dos downloads. Os arquivos primeiramente passam por uma triagem (que checa a presença de conteúdo pornográfico ou que viole direitos autorais), para depois entrarem no portfólio de conteúdos da operadora.

Outro lançamento é o Vivo Play 3G. A Vivo e seus parceiros Qualcomm e Samsung lançaram ao mercado o serviço que permite aos usuários fazerem download e streaming de vídeos, músicas e imagens com altas taxas de transmissão de dados e ainda oferece Games 3D, uma categoria de jogo possível devido à performance do aparelho celular e da rede. Quanto ao conteúdo, A Vivo firmou parceiras com empresas como TV Globo, TV Bandeirantes, Band News, Band Sports, Terra, Fox, Nickelodeon, Discovery, CBF, Pão de Açúcar, Móbile Fun, Xportes, Trama, Jamdat, entre outros. A TIM também anunciou TV pelo celular, com o TIM TV Access, que conta com uma parceria de conteúdo da Band News e da TVA para levar a TV aos telefones móveis. Como promoção de lançamento, o serviço não será cobrado até o final do ano.
Esperamos que toda esta concorrência no ramo da telefonia traga inúmeros benefícios aos usuários em termos de qualidade de serviço, avanço tecnológico e custo.


Referências:
www.claroideias.com.br
www..convergenciadigital.com.br
www.vcnatela.oi.com.br .
http://www.tim.com.br/portaltim/home/0,160...46O1382,00.html
http://www.meiobit.com/celulares/tim_lan_ccedil_a_servi_ccedil_o_de_tv_no_celular
http://info.abril.uol.com.br/aberto/infonews/102004/22102004-9.shl
http://www.cultura.gov.br/foruns_de_cultura/cultura_digital/na_midia/index.php?p=27964&more=1&c=1&pb=1
http://www.timstudio.com.br/?action=faq

Um comentário:

Graciana Simoni disse...

Excelente pesquisa! Traz as informações essenciais com clareza, analisa de forma imparcial, concluindo com uma tendência que só vem a beneficiar os usuários: concorrência, com mais conteúdo e menos custo. Pois infelizmente o uso de serviços multimidia pelo celular ainda são muito caros no Brasil.