Sejam bem vindos!

Bem vindos ao blog do Grupo A, formado por alunos da disciplina de Mídias Digitais I, da primeira turma de Graduação da ESDD do Instituto Infnet. Neste espaço estaremos compartilhando com vocês informações sobre o mundo digital. Todas as terças... novos artigos, novas dicas, novos links e mais.
É só aproveitar!

terça-feira, 7 de agosto de 2007

A Sociedade em Rede

No livro A sociedade em rede, de Castells Manuel, o autor apresenta importantes contribuições para o debate sobre a morfologia social das sociedades de tecnologia avançada neste início de novo século.

É colocada em discussão a composição dos elementos do novo paradigma da tecnologia da informação, como estão sendo incorporados ao processo de trabalho, nos mostrando impactos globais e regionais que evidenciam a mudança da sociedade industrial para "informacional".

Castells descreve a sociedade contemporânea como uma sociedade globalizada, centrada no uso e aplicação de informação e conhecimento, cuja base material está sendo alterada aceleradamente por uma revolução tecnológica concentrada na tecnologia da informação e em meio a profundas mudanças nas relações sociais, nos sistemas políticos e nos sistemas de valores.

O autor ressalta o significado desse momento histórico e a nossa condição privilegiada por sermos testemunhos de um dos raros momentos que entram para a História. Destaca como a sociedade atual tem na informação – ampliada com as avançadas tecnologias - sua maior fonte de produtividade e poder, já que se constitui a mola propulsora desse novo modo de produção social.

O livro apresenta quatro aspectos principais: a centralidade da tecnologia da informação; o refinamento da teoria sociológica, a compreensão do papel do Estado no desenvolvimento econômico e tecnológico e a caracterização da sociedade informacional como uma sociedade em rede, com a morfologia social definida por uma topologia em forma de rede.

Observando que a tecnologia da informação foi essencial para o processo de reestruturação do sistema capitalista a partir dos anos oitenta, o desenvolvimento tecnológico foi sendo moldado pela lógica e pelos interesses desse capitalismo.

“As sociedades são organizadas em processos estruturados por relações historicamente determinadas de produção, experiência e poder”. É neste quadro teórico que surge a nova estrutura social, que está associada ao surgimento de um novo modo de desenvolvimento, o informacionalismo.

Cada modo de desenvolvimento é definido pelo elemento que promove a produtividade. Assim, o que define o modo informacional de desenvolvimento é a "ação de conhecimentos sobre os próprios conhecimentos como principal fonte de produtividade, nos conduzindo a um novo paradigma tecnológico, baseado na tecnologia da informação”.

O surgimento da sociedade em rede torna-se possível com o desenvolvimento das novas tecnologias da informação que, no processo, agruparam-se em torno de redes de empresas, organizações e instituições para formar um novo paradigma sócio-técnico cujos aspectos centrais, representam a base material da sociedade da informação.

Podemos concluir então que, a nova economia está organizada em torno de redes globais de capital, gerenciamento e informação e que os processos de transformação social sintetizados no tipo ideal de sociedade em rede ultrapassam a esfera das relações sociais e técnicas de produção: afetam a cultura e o poder de forma profunda.

Bibliografia:

http://www.ime.usp.br/~is/ddt/mac339/projetos/2001/

http://www.pucrs.br/textos/anteriores/ano1/resenha06.pdf

http://www.revistadigital.com.br/leitura.asp?CodMateria=1831